Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Últimas Notícias > iTemnpo recebe a Profª Drª Lília Schwarzc (USP e Princeton)

iTemnpo recebe a Profª Drª Lília Schwarzc (USP e Princeton)

O iTemnpo receberá a Profª Drª Lília Shwarcz (USP e Princeton)

O laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo), vinculado à Fahist e ao PPGHIST da Unifesspa receberá neste mês de setembro a Profª Drª Lília Schwarcz (USP e Princeton).

Desde o início do ano o iTemnpo vem desenvolvendo um conjunto de atividades denominado Debatendo com o/a autor/a por meio do qual um/a pesquisador é convidado/a para realizar uma reflexão através de alguma obra (livro, artigo ou capítulo) publicada. Nesse mês de setembro, uma das temáticas abordadas será a Cultura autoritária no Brasil. Para realizar o debate/reflexão convidamos a historiadora e antropóloga Lília Shwarcz, professora da Universidade de São Paulo e da Universidade de Princeton. O texto base do qual partirá as reflexões é o livro “Sobre o autoritarismo brasileiro” publicado pela Companhia das Letras em 2019.

A atividade ocorrerá no dia 17 de setembro às 18h (horário de Brasília) e na ocasião a professora Lília Schwarzc irá abordar algumas questões acerca do autoritarismo presente na cultura brasileira. A atividade será realizada de forma online devido à situação de isolamento provocada pela pandemia da Covid-19 e será transmitida pelo canal do iTemnpo no YouTube. Para o coordenador do iTemnpo e do PPGHIST, professor Erinaldo Cavalcanti, “trata-se de mais um momento especial que promovemos para ampliar as reflexões, debater questões de singular interesse para toda comunidade acadêmica e a sociedade civil em geral. Essas reflexões não interessam apenas ao público acadêmico, pois são temas que estão diretamente atrelados ao cotidiano da nossa vida e entendê-los, analisá-los e compreendê-los é um caminho possível para construirmos possibilidades de mudanças. Ademais teremos a oportunidade de ouvir uma das maiores pesquisadoras no assunto; uma referência não apenas no Brasil, a professora Lília Schwarzc”.

A atividade com a professora Lília Schwarcz será a Segunda Sessão da Segunda Temporada do Debatendo com o/a autor/a.  A Terceira Sessão será no dia 29/09 as 19h com a professora Circe Bittencourt da USP. Diversos professores/pesquisadores/as de distintas universidades já contribuíram com essa ação, entre eles, Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ), Helenice Rocha (UERJ), Wilma Baia e Mauro Coelho (UFPA), Ana Maria Monteiro (UFRJ).

Convidamos a todos/as para acompanhar a seguir o iTemnpo (@itemnpo) nas redes sociais e acompanhar mais essa atividade.

registrado em: