Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Projetos de Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

Atualmente estão sendo desenvolvidos três Projetos de Extensão vinculados às atividades do iTemnpo.

  • O projeto A poesia na sala de aula: ensino de história, literatura de cordel e práticas de leituras. Entre seus objetivos destacam-se aqueles voltados para propor sugestões metodológicas quanto ao uso do cordel nas aulas de história, mediante sua diversidade temática e perspectiva multidisciplinar, bem como a problematização da materialidade dos folhetos de cordel e uso na sala de aula.

Coordenação: Prof. Dr. Geovanni Gomes Cabral.

 

  • Projeto Diálogos entre Ensino de História, história local e a observação da prática do Estágio Supervisionado

Síntese do projeto.

O projeto Diálogos entre Ensino de História, história local e a observação da prática do Estágio Supervisionado, (integrando pesquisa e extensão) é desenvolvido no âmbito da FAHIST e realiza pesquisas direcionadas para compreender as práticas de ensino de História através da observação do Estágio Curricular Supervisionado no diálogo com a chamada História local, por meio da investigação da educação histórica inserida na cultura escolar no âmbito das escolas do município de Marabá. Os desdobramentos da pesquisa envolvem as ações dos estudantes do curso de História da Unifesspa que estão realizando o Estágio Supervisionado, especialmente os discentes vinculados ao iTemnpo.

Coordenação: Prof. Dr. José Amilton de Souza

 

  • Projeto Ensino de História e a Lei 10.639/2003 

O projeto Ensino de História e a Lei 10.639/2003 é desenvolvido no âmbito da FAHIST/ICH e do iTemnpo sobre Ensino de história e a Lei 10.639/03, que se destina a analisar a aplicabilidade da lei 10.639/03 na relação com o ensino de história, lei que tornou obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira de modo a ampliar as reflexões com os estudantes em sala de aula.

Coordenação: Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti

 

 PROJETOS DE MONITORIA:

Monitoria: Programa de Monitoria Quilombola

Resumo: O Programa de Monitoria Quilombola tem como objetivo facilitar a inclusão dos alunos quilombolas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, dessa forma, para a sua permanência e sucesso acadêmico. O programa justifica-se em razão das especificidades dos discentes quilombolas com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

Monitoras: Eliza Santos e Juliana Alves de Souza

Coordenação: Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti

 

Monitoria: Disciplina: Prática Curricular Continuada I - Estratégias de Ensino de História Local e Regional

Resumo: A proposta é imporante porque, além de contribuir para a clareza, coesão, coerência e compreensão dos conceitos históricos, contribuindo para a construção da consciência histórica, permite aos alunos acompanharem o desenvolvimento das várias etapas de uma pesquisa científica de graduação.

Monitora: Amanda Vieira dos Santos

Coordenação: Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página