Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

  • Projeto História e ditadura militar: levantamento documental e análise historiográfica (Marabá, 1960-1970)

Síntese do projeto

O presente projeto,História e ditadura militar - levantamento documental e análise historiográfica (Marabá, 1960-1970), desenvolvido no âmbito da FAHIST – se encontra registrado na PROPIT e no ICH, se insere dentro das atividades desenvolvidas no âmbito das ações do Grupo de Pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa, política (iTemnpo) e objetiva de maneira específica fazer um levantamento documental no acervo do arquivo da Câmara Municipal de vereadores da cidade de Marabá-PA, no acervo do Jornal Opinião e produzir entrevistas de História Oral para no primeiro momento realizar a seleção, catalogação e produção documental acerca de algumas relações políticas praticadas no Sul e Sudeste do Pará entre os anos de 1960 e 1970, especialmente no município de Marabá. Em seguida se propõe analisar as práticas e representações acerca das relações de poder que configuraram as disputas políticas praticadas no município de Marabá no período em tela e dessa forma ampliar as discussões sobre a ditadura militar instaurada em 1964. Também o projeto em tela se propõe a problematizar, a partir das fontes analisadas, algumas relações entre história local e ensino de história.

Coordenção: Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti

 

  • Projeto Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente: entre práticas e representações.

Síntese do projeto: 

O projeto é desenvolvido no âmbito da FAHIST, analisa como que o principal instrumento de trabalho dos docentes da Educação Básica, vem sendo apreendido e debatido durante o período de formação regular dos futuros professores e professoras. Para tanto, as pesquisas direcionam o ângulo de percepção para compreender como que as Matrizes Curriculares, também chamadas de Projetos Políticos Pedagógicos – PPC – dos cursos de Licenciatura em História, oferecidos nas Universidades Federais do Norte do Brasil vem tematizando as discussões que envolvem o livro didático. Nessa dimensão, o projeto coloca no centro do debate a Formação Docente do professor. De maneira mais específica, discute como que as licenciaturas em História nas IES da região Norte enfrentam os desafios de problematizar a principal ferramenta de trabalho dos profissionais que estão formando, qual seja, o livro didático.

Coordenação: Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti

 

  • Projeto Diálogos entre Ensino de História, história local e a observação da prática do Estágio Supervisionado

 

Síntese do projeto.

O projeto Diálogos entre Ensino de História, história local e a observação da prática do Estágio Supervisionado, é desenvolvido no âmbito da FAHIST e realiza pesquisas direcionadas para compreender as práticas de ensino de História através da observação do Estágio Curricular Supervisionado no diálogo com a chamada História local, por meio da investigação da educação histórica inserida na cultura escolar no âmbito das escolas do município de Marabá. Os desdobramentos da pesquisa envolvem as ações dos estudantes do curso de História da Unifesspa que estão realizando o Estágio Supervisionado, especialmente os discentes vinculados ao iTemnpo.

Coordenação: Prof. Dr. José Amilton de Souza

 

  • Projeto Ensino de História, fotografias e movimentos sociais: o arquivo da Comissão da Pastoral da Terra – CPT/Marabá

Síntese do projeto:

O projeto Ensino de História, fotografias e movimentos sociais: o arquivo da Comissão da Pastoral da Terra – CPT/Marabá, é desenvolvido no âmbito da FAHIST e é destinado a analisar e problematizar o uso dessa documentação nas aulas de história, focando a memória e a história de luta desses movimentos sociais pela terra, de modo a contribuir para ampliar o conhecimento da história dos movimentos sociais pelas fotografias e sua importância enquanto registro documental na cidade de Marabá-PA. 

Coordenação: Prof. Dr. Geovanni Gomes Cabral

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página