Projetos de pesquisa ligados ao iTemnpo são contemplados com bolsas PIBIC
Três projetos de pesquisa desenvolvidos junto ao iTemnpo são contemplados com bolsa de pesquisa PIBIC.
O projeto de pesquisa Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente: entre práticas e representações coordenado pelo prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti, concorreu e foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica (PIBIC). Após realizar seleção simplificada a discente Nayanna Samylle foi escolhida para fazer parte do referido projeto
O projeto é desenvolvido no âmbito da FAHIST e analisa como que o principal instrumento de trabalho dos docentes da Educação Básica, vem sendo apreendido e debatido durante o período de formação regular dos futuros professores e professoras. Para tanto, as pesquisas direcionam o ângulo de percepção para compreender como que as Matrizes Curriculares, também chamadas de Projetos Políticos Pedagógicos – PPC – dos cursos de Licenciatura em História, oferecidos nas Universidades Federais do Norte do Brasil vem tematizando as discussões que envolvem o livro didático. Nessa dimensão, o projeto coloca no centro do debate a Formação Docente do professor. De maneira mais específica, discute como que as licenciaturas em História nas IES da região Norte enfrentam os desafios de problematizar a principal ferramenta de trabalho dos profissionais que estão formando, qual seja, o livro didático.
O projeto História e Ditadura Militar: levantamento documental e análise historiográfica (Marabá 1960-1970) coordenado pelo prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti.
O presente projeto História e ditadura militar - levantamento documental e análise historiográfica (Marabá, 1960-1970) – que se encontra registrado na PROPIT e no ICH, se insere dentro das atividades desenvolvidas no âmbito das ações do Grupo de Pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa, política (iTemnpo) e objetiva de maneira específica fazer um levantamento documental no acervo do arquivo da Câmara Municipal de vereadores da cidade de Marabá-PA, no acervo do Jornal Opinião e produzir entrevistas de História Oral para no primeiro momento realizarmos a seleção, catalogação e produção documental acerca de algumas relações políticas praticadas no Sul e Sudeste do Pará entre os anos de 1960 e 1970, especialmente no município de Marabá. Em seguida se propõe analisar as práticas e representações acerca das relações de poder que configuraram as disputas políticas praticadas no município de Marabá no período em tela e dessa forma ampliar as discussões sobre a ditadura militar instaurada em 1964. Também o projeto em tela se propõe a problematizar, a partir das fontes analisadas, algumas relações entre história local e ensino de história.
Redes Sociais