Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Últimas Notícias > Projetos de pesquisa ligados ao iTemnpo são contemplados com bolsas PIBIC

Projetos de pesquisa ligados ao iTemnpo são contemplados com bolsas PIBIC

Três projetos de pesquisa desenvolvidos junto ao iTemnpo são contemplados com bolsa de pesquisa PIBIC.

O projeto de pesquisa Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente: entre práticas e representações coordenado pelo prof. Dr. Erinaldo Cavalcanticoncorreu e foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica (PIBIC). Após realizar seleção simplificada a discente Nayanna Samylle foi escolhida para fazer parte do referido projeto

O projeto é desenvolvido no âmbito da FAHIST e analisa como que o principal instrumento de trabalho dos docentes da Educação Básica, vem sendo apreendido e debatido durante o período de formação regular dos futuros professores e professoras. Para tanto, as pesquisas direcionam o ângulo de percepção para compreender como que as Matrizes Curriculares, também chamadas de Projetos Políticos Pedagógicos – PPC – dos cursos de Licenciatura em História, oferecidos nas Universidades Federais do Norte do Brasil vem tematizando as discussões que envolvem o livro didático. Nessa dimensão, o projeto coloca no centro do debate a Formação Docente do professor. De maneira mais específica, discute como que as licenciaturas em História nas IES da região Norte enfrentam os desafios de problematizar a principal ferramenta de trabalho dos profissionais que estão formando, qual seja, o livro didático.

O projeto História e Ditadura Militar: levantamento documental e análise historiográfica (Marabá 1960-1970) coordenado pelo prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti.

O presente projeto História e ditadura militar - levantamento documental e análise historiográfica (Marabá, 1960-1970) – que se encontra registrado na PROPIT e no ICH, se insere dentro das atividades desenvolvidas no âmbito das ações do Grupo de Pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa, política (iTemnpo) e objetiva de maneira específica fazer um levantamento documental no acervo do arquivo da Câmara Municipal de vereadores da cidade de Marabá-PA, no acervo do Jornal Opinião e produzir entrevistas de História Oral para no primeiro momento realizarmos a seleção, catalogação e produção documental acerca de algumas relações políticas praticadas no Sul e Sudeste do Pará entre os anos de 1960 e 1970, especialmente no município de Marabá. Em seguida se propõe analisar as práticas e representações acerca das relações de poder que configuraram as disputas políticas praticadas no município de Marabá no período em tela e dessa forma ampliar as discussões sobre a ditadura militar instaurada em 1964. Também o projeto em tela se propõe a problematizar, a partir das fontes analisadas, algumas relações entre história local e ensino de história.

registrado em: