Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui:

Pesquisas do iTemnpo integram projeto internacional

• Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 13h41
  • Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 13h50
  • Acessos: 922

As pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti, junto ao iTemnpo sobre ensino de História e Livro didático passam a compor um grande projeto de pesquisa internacional. Trata-se do projeto Las Ciencias Sociales en lo ámbito iberoamericano: análisis de libros de texto. Trata-se de um projeto liderado pela Universidad de Zaragoza (Espanha) através do Centro Internacional de la Cultura Escolar – Berlonga de Duero-Soria – Universidad de Zarogoza. Esse projeto conta com parceria direta da Universidad de Barcelona através dos pesquisadores do Didàctica de la Història, la Geografia, i altres Cìencias Socials (DHiGeCs). Sete países compõem o projeto: Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Colômbia, México e Equador e conta com mais de 20 universidades participantes. No Brasil a UFPR e a Unifesspa, até o momento são as únicas a integrarem o projeto.

Em seus objetivos gerais, o projeto almeja comprender ¿Cuál es el tratamiento que reciben los acontecimientos/épocas consideradas esenciales en la historia de Iberoamérica (descubrimiento, conquista, colonización, procesos de independencia y actualidad) en los libros de texto españoles, portugueses e iberoamericanos de diferentes épocas históricas? ¿Se aprecian diferencias sustanciales de contenido, forma o tratamiento didáctico? No que tange aos objetivos específicos, serão analisados, a) El tratamiento que reciben los procesos, acontecimientos, personajes, etc., considerados esenciales en la historia iberoamericana, en los textos escolares españoles e iberoamericanos en la actualidad; b) El tratamiento que reciben los ámbitos de estudio consensuados en los textos escolares españoles e iberoamericanos en la actualidad: I minorías; II - paisaje y territorio; III - poder y control social y IV - cultura.

As pesquisas do Professor Dr. Erinaldo Cavalcanti sobre livros didáticos serão direcionadas ao Eixo Temático III - Poder e Controle Social e focará análise sobre os regimes democráticos e ditatoriais no âmbito ibero-americano. “O livro didático continua sendo, não só no Brasil, o instrumento de trabalho mais importante de uma larga maioria dos professores. Também é por meio desse instrumento que os jovens estudantes em processo de escolarização têm acesso às histórias narradas sobre seu país e sobre o mundo de forma geral. Isso demonstra a grande importância de se entender esse material e essas narrativas. Por conseguinte, compreender como essa narrativa é constituída é de fundamental importância", explicou o professor Erinaldo Cavalcanti.

Os trabalhos já iniciaram e no final de fevereiro, será feito o primeiro compartilhamento em dados desse processo de catalogação, de construção e sistematização das informações. “Um dos objetivos é ampliar o entendimento acerca das narrativas fornecidas pelos livros didáticos de História para milhões de jovens no período escolar. Por extensão, também se objetiva a médio prazo criar as condições para a circulação de pesquisadores, mestrandos e até mesmo graduandos que tenham como foco de pesquisa essa questão ligada a livros didáticos”, concluiu o Professor Erinaldo Cavalcanti.

registrado em: